Ferva durante 2 min um pouco de água com o pau de canela e 4 cascas de laranja. Deixe amornar.
Coloque a farinha na bancada (pus num recipiente), abra um buraco no centro e deite aí 2 colheres de sopa de azeite, o sumo das laranjas e 2 colheres de aguardente. Misture, adicionando aos poucos a água aromatizada (morna). Amasse bem. Trabalhe a massa e de seguida tape-a com um pano, deixando assim durante 3 horas.
Depois disso, tenda rolos finos e compridos e coloque-os sobre um pano (a massa quando esticada volta a encolher por isso se coloca no pano, para que adira e dê para cortar, convém que se faça rolos mesmo finos pois a massa incha ao fritar – por isso alguns dos meus nogados parecem bolinhas).
Corte-os em pedaços de 1 cm e frite-os em azeite (usei óleo, os nogados devem ser fritos em lume brando para que não fiquem crus por dentro, devem também ficar bem dourados por fora para que não fiquem moles por estarem em contacto com a calda de mel) (fotos 1 e 2). Escorra o excesso de gordura.
Ferva o mel, retire a espuma e junte os rolos (fotos 3 e 4)
Envolva tudo ao lume e depois deite o doce sobre uma pedra mármore humedecida com água. Passe as mãos por água e molde os nogados em montinhos sobre folhas de laranjeira, lavadas e enxutas (eu mantive o preparado na panela e deixei arrefecer um pouco, depois coloquei directamente nas folhas lavadas e enxutas).