A Panna cotta (em italiano significa literalmente “nata cozida”) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata do leite, açúcar, gelatina e especiarias.
Ingredientes
- 7 gr de gelatina em pó ou 2 folhas de gelatina incolor sem sabor
- 3 colheres de sopa de água
- 1 chávena de leite
- 2 pacotes de natas (400 ml)
- ¼ chávena de açúcar
- Raspa de limão (usei de laranja)
- ½ fava de baunilha (usei ½ colher de chá de essência de baunilha)
- Pêssegos em lata q.b.
Preparação
- Colocar numa taça a gelatina e a água e reservar.
- Numa panela colocar as natas, o leite, o açúcar, as raspas de laranja e a essência de baunilha (ou fava e sementes de baunilha). Levar ao lume médio e deixar aquecer, mas não pode ferver.
- Retirar do lume, adicionar um pouco do preparado à taça com a gelatina e mexer bem. Deitar na panela e misturar com o resto do creme. Deixar arrefecer um pouco, remover a fava da baunilha e colocar nas taças para servir. Cobrir e colocar no frigorífico por, pelo menos, 6 horas.
- No fundo das taças pus o creme de pêssegos (que foi triturado com a varinha mágica) e antes de servir enfeitei com pedaços de pêssego que sobrou.
olive
Novembro 25, 2024 @ 6:06 pm
Adoro uma bela panna cotta! Já experimentaram adicionar um toque de limão? Fica super refrescante!
hugo
Novembro 27, 2024 @ 5:44 pm
Absolutamente boa ideia, tradicionalmente uma panna cotta é aromatizada com baunilha mas podes usar raspa de limão para dar uma toque diferente, nota que não é boa ideia usar sumo de limão porque este vai impedir a panna cotta de gelificar correctamente.