O pão da Páscoa grego, também conhecido como Tsoureki, é uma iguaria tradicionalmente consumida durante as celebrações da Páscoa na Grécia. É um pão doce e macio, com uma textura ligeiramente pegajosa, aromatizado com especiarias e adornado com ovos tingidos de vermelho. A forma do pão é geralmente trançada, representando a trindade cristã, e é um símbolo importante da celebração da ressurreição de Cristo

Ingredientes

  • 180g Farinha
  • 227g de água, morna
  • 4 1/2 colheres de chá de levedura instantânea
  • 57g de manteiga sem sal, fria
  • 300g a 420g Farinha
  • 99g de açúcar granulado
  • 14g Leite em pó
  • 6g de sal
  • 3/4 colher de chá de mahlep moído (ou extrato de amêndoa)
  • 1/2 colher de chá de cristais de mastiga ou semente de anis, moída até se transformar num pó
  • raspa (casca ralada) de 1 laranja
  • 3 ovos grandes, 2 para a massa, 1 para passar por cima do pão antes de cozer
  • 3 a 5 ovos cozidos, tingidos de vermelho (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo de canola, para escovar os ovos cozidos (opcional)
  • mel para pincelar (opcional)

Preparação

  1. Pese a farinha ou meça-a com cuidado, enchendo uma chávena com a farinha e alisando-a com uma colher. Misture os ingredientes da massa mãe numa tigela grande e deixe descansar à temperatura ambiente durante 1 hora, até que a mistura dobre de tamanho e fique com bolhas de ar.
  2. Enquanto a massa mãe repousa, prepare a massa. Derreta a manteiga e deixe arrefecer. Numa tigela pequena, misture 1 chávena de farinha com açúcar, leite em pó, sal e especiarias.
  3. Adicione 2 ovos a massa mãe. Misture a manteiga derretida e arrefecida. Adicione o extrato de amêndoa ou raspa de laranja, se utilizar. Adicione a mistura de farinha e mexa até estar tudo incorporado. Adiciona de 1 1/2 a 2 1/2 chávenas de farinha aos poucos até obter uma massa firme, mas ainda um pouco pegajosa.
  4. Amasse a massa – à mão, com uma batedeira ou na máquina de fazer pão – até que ela volte à sua forma quando pressionada com um dedo enfarinhado. Coloque a massa numa tigela untada com um pouco de óleo, cubra com película aderente e deixe no frigorífico durante 8 a 12 horas, ou durante a noite.
  5. Na manhã seguinte, retire a massa do frigorífico e amasse-a suavemente algumas vezes para libertar o ar. Unte generosamente uma forma redonda de 22cm ou forre um tabuleiro com papel vegetal. Divida a massa em três partes e reserve-as, cobertas com película aderente untada.
  6. Se estiver a usar ovos tingidos, esfregue cada um com um guardanapo embebido em óleo vegetal e reserve.
  7. Faça três cordões de 16″ com a massa; prenda as pontas juntas numa extremidade. Faça uma trança de 10cm a 12cm e coloque um ovo na trança. Continue a fazer a trança, colocando outro ovo na trança a cada 5cm. Pode fazer uma trança mais comprida e fina com cinco ovos, em forma de coroa e colocá-la na forma redonda; ou uma trança mais curta, grossa e reta, utilizando três ovos.
  8. Cubra a forma com película aderente untada e deixe a massa crescer à temperatura ambiente durante 2 a 2 1/2 horas. Durante os últimos 45 minutos da subida, pré-aqueça o forno a 180°C.
  9. Para cozer o pão: bata ligeiramente o ovo restante. Pincele-o sobre o pão. Se estiver a cozer um pão redondo, pressione o último ovo cozido com firmeza no centro do pão crescido e coloque a forma num tabuleiro.
  10. Asse o pão durante 20 minutos. Abra a porta do forno e empurre cuidadosamente cada ovo mais para baixo no pão.
  11. Continue a assar o pão durante mais 40 a 50 minutos ou até que a temperatura interna atinja 87°C. Cubra o pão com papel de alumínio durante os últimos 30 minutos, para não queimar o topo.
  12. Por fim tira o pão do forno e põe este de pernas para o ar por cima de uma grelha para arrefecer, isso vai ajudar ao pão não abater, após ficar frio e antes de servir podes também pincelar com um pouco de mel quente só para ficar mais brilhante, bom proveito!