Clássico prato algarvio de aproveitamento da moagem do milho, um xarém é basicamente uma papa cozinhada de milho, pão e gordura, uma delicia e um acompanhamento bem diferente!
Ingredientes
- Metade de uma chouriça vermelha pequena caseira
- 20 gr. de banha (não usei, pois para mim é muita gordura, em vez da banha utilizei 3 colheres de sopa de azeite)
- 2 fatias grandes de pão caseiro duro
- 3 “mãochinhas” de xarém ( traduzindo o termo: são 3 vezes uma mão cheia de farinha de milho)
- 1 L de água quente
- Sal q.b.
Preparação
- Leve a água a aquecer num jarro elétrico ou então leve a aquecer numa panela ou tacho até estar quase a ferver.
- Entretanto, corte a chouriça às rodelas e as fatias de pão aos cubos. Leve uma frigideira ao lume com a banha ou azeite, e quando estiver quente adicione as rodelas de chouriça, mexa até que a chouriça liberta uma parte da gordura em lume baixo. Assim que isso acontecer adicione as fatias de pão aos cubos e frite-as até absorverem um pouco na gordura da chouriça. Não deixe a chouriça fritar demasiado.
- Coloque a água quente na panela ou tacho e adicione o sal. Mexa bem e adicione o xarém aos poucos, polvilhando a água. E mexa muito bem enquanto adiciona o xarém. Após adicionar o xarém todo continue a mexer até engrossar um pouco, neste ponto deverá adicionar a chouriça e o pão. Continue a mexer muito bem até o xarém ter engrossado o suficiente.
- Retire o tacho do lume e sirva de imediato. Eu acompanhei com uma fatia de pão caseiro torrado com azeite, alhos esmagados e coentros picados finamente.