Hoje, comecei por cortar-lhes a cabeça. Depois retirei-lhes as tripas e lavei-as. De cada uma fiz 2 filetes separados pela espinha central. E de cada filete obtido fiz dois, aproveitando para me livrar das espinhas mais pequenas que ficavam no meio. Por fim, temperei os filetes com sal e deixei-os descansar da sova que tinham acabado de levar.

Passei os filetes de cavala por farinha, depois por ovo batido temperado com sal e pimenta preta moída na ocasião, fritei-os em azeite fervente e retirei-os sobre papel absorvente.

Coei o azeite e, num tacho, levei uma parte ao lume com 1,5 kg de tomates maduros sem peles nem sementes e cortados aos pedacinhos. Temperei com sal, uma pitada de açúcar e pimenta preta e deixei cozer até o líquido reduzir e os tomates ficarem reduzidos a puré.

Numa frigideira, com outra parte do azeite de fritar os filetes, alourei 1 cebola e 4 dentes de alho picados e 2 alhos franceses cortados às rodelas.

Antes de servir, reguei os filetes de cavala com 2 colheres de sopa de vinagre a ferver. No prato, polvilhei com salsa picada.