A tarte de natas é um doce bem comum em Portugal, delicioso, fresco e fácil de preparar muito similar a uma panna cotta italiana, apenas mais cremosa e menos rica e claro coberta com bolacha maria.
Ingredientes
- 7 bolachas Maria
- 2 claras de ovo (opcional)
- 600 ml de natas gordas (mínimo de 35% de gordura)
- 200 gr. de leite condensado (metade de uma lata de tamanho normal)
- 3 folhas de gelatina
- 6 colheres de sopa de água
Preparação
- Triture as bolachas com a ajuda de uma varinha mágica (ou outro utensílio) até ficarem em pó. Reserve. Batas as claras em castelo e reserve.
- Batas as natas até ficaram bem firmes, adicione o leite condensado aos poucos e sem parar de bater a mistura.
- Parta as folhas de gelatina ao meio e coloque 6 colheres de sopa de água. Deixe as folhas ensoparem durante cerca de 5 minutos. Em seguida leve ao microondas por poucos segundos (9-12 seg.) a uma temperatura baixa e mexa muito bem com a ajuda de uma colher. Volte a colocar no microondas e deixe por mais uns breves segundos. Se achar necessário junte mais um pouco de água, por forma a que as folhas de gelatina se dissolvam e obtenha um liquido viscoso.
- Adicione aos poucos a mistura da gelatina às natas com a batedeira em funcionamento e misture tudo muito bem. Envolva as claras que reservou à mistura preparada em movimentos suaves de baixo para cima e com a ajuda de uma colher de metal. Coloque numa forma com fundo ou aro amovível de 23 cm. Espalhe a bolacha maria ralada por cima e leve ao frigorífico por um minímo de 4 horas.