Focaccia é um tipo de biscoito italiano que é normalmente servido como aperitivo ou como acompanhamento de uma refeição, também muitas vezes é servido como um petisco, este normalmente é feito com um pão rústico bem temperado ou com uma massa de pizza mais grossa. Esta pode ser temperada com todo o género de ervas e especiarias, neste caso com tomate seco e alecrim uma combinação clássica.

Ingredientes

  • 500 gr. de farinha T65 (mais extra para polvilhar)
  • 2 colheres e meia de sal grosso
  • 20 gr. de fermento fresco
  • 2 colheres de sopa de alecrim fresco picado mais extra para polvilhar
  • 6 colheres de sopa de Azeite Extra Virgem
  • 300 ml de água morna
  • 6 pedaços de tomate seco

Preparação

  1. Peneire a farinha para uma taça ou tupperware grande junte 1 colher e meia de sal e misture com a farinha. Adicione o alecrim. Faça um buraco no centro e deite 4 colheres de sopa de azeite, o fermento enfarinhado, gradualmente junte a água mexendo rapidamente com a ajuda de uma colher de pau.
  2. Retire a massa da taça e amassa na bancada ligeiramente enfarinhada durante cerca de 2-3 minutos até a massa ficar homogénea. Pincele ou pulverize com  óleo a taça ou tupperware e coloque a massa lá dentro. Tape com parafilm ou com um pano de cozinha. Deixe num local morno a levedar, durante cerca de 2 horas, ou até a massa ficar com o dobro do volume.
  3. Pulverize ou pincele uma folha de papel vegetal com óleo, com pelo menos 30 cm x 20 cm. Retire a massa para a bancada e amasse durante cerca de 5 minutos. Coloque a massa em cima da folha de papel vegetal e pressione até ficar com a mesma altura, cerca de 1 cm. Cubra a massa com uma pano de cozinha e deixe a levedar por cerca de 1 hora num local morno.
  4. Pré-aqueça o forno a 240 ºC. Corte o tomates ao meio no sentido longitudinal. Misture o restante azeite com uma colher de sopa de água numa tacinha. Molhe os dedos na mistura e pressione a massa ligeiramente toda a massa, formando pequenas covas. Polvilhe com o restante sal. Pressione o tomate nas covas que fez, regue com um pouco de azeite a massa e polvilhe a massa com o restante alecrim.
  5. Baixe a temperatura do forno para os 220 ºC e coza a focaccia por 20 minutos, até estar bem dourada. Transfira para uma grelha para arrefecer ligeiramente. Sirva ainda morna.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts to your email.