Uma das minhas partes favoritas do Natal é a comida. Não há nada como estar rodeado pela família e amigos enquanto eles estão a desfrutar de um tradicional jantar de Natal português. E pela altura da sobremesa não pode faltar uma pilha de sonhos bem fritos cheios de canela e açúcar, são literalmente um sonho.
Ingredientes
- 2 dl de água
- 45 g de margarina
- Sal q.b.
- 130 g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 30 g de açúcar
- Casca de limão
- Óleo q.b.
- Açúcar e canela q.b.
Preparação
- Pôr a água no lume, num tacho, com a margarina, o açúcar, umas pedrinas de sal e a casca do limão. Quando levantar fervura, tirar a casca do limão, deitar a farinha em chuva e mexer rapidamente.
- Tirar do lume, bater com a colher, sem parar, até a massa estar fria. Acrescentar então um ovo inteiro, continuando a bater, até completa absorção do ovo; depois de a massa estar bem ligada deitar outro ovo e assim sucessivamente – deve ficar muito bem batida. Deixar descansar por 15 minutos.
- Levar uma caçarola ao lume, com bastante óleo, e quando este estiver quente, mas não muito, deitar a massa em colheradas (com a ajuda de colheres de sopa, como quando fazemos os pastéis de bacalhau). Fritar em lume brando.
- Depois de tirar do óleo, deixar repousa um pouco numa taça com papel absorvente. Por fim, passar numa mistura de açúcar e canela moída.