Super fácil de fazer e não precisa ter dotes culinários avançados – nem de termómetro culinário! Em qualquer loja de produtos naturais é fácil encontrar o “fermento lácteo para preparo de leite fermentado” que nada mais é do que um monte de microrganismos vivos (sim, eles podem ser benéficos!).
É só misturar 400ml de leite fervido com 600ml de leite em temperatura ambiente em um recipiente, adicionar os pequenos e mexer até dissolver. Tampar e deixar em um local que mantenha a temperatura (pode ser em uma bolsa térmica) de 4 a 6 horas. Depois disso, armazenar na geladeira. (Instruções do fabricante)
Como são microrganismos vivos, certa temperatura (45°C) é necessária para que eles possam realizar o trabalho sem problemas, por isso o cuidado da mistura de leites em diferentes temperaturas para quem não tem termómetro.
Não é necessário comprar esse fermento toda vez que quiser fazer o seu iogurte; basta separar uma pequena quantidade da última produção (200g) e repetir o processo – só que ao invés de adicionar os microrganismos acrescentar o iogurte.
Outra alternativa é: Misturando um potezinho de iogurte comercial natural a um litro de leite que fervo e depois deixo amornar. Em seguida enrolo em jornal e um cobertor, fica ótimo.