Quando se trata de doces, os donuts são a forma perfeita de satisfazer qualquer dente doce! Esta receita de donuts não só é fácil de fazer, como também é super versátil podes fazer esta cobertura de chocolate doce e cremoso como coco ralado ou podes provar simples ou fazer outra cobertura a gosto!

Ingredientes

Ingredientes para o donuts
  • 3 colheres de sopa de levedura seca
  • 240 ml de leite (a cerca de 45ºC)
  • 400 gr. de farinha com fermento
  • 30 gr. de açúcar branco
  • 1 colher de sobremesa de sal fino
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • 3 gemas de ovo
  • 56 gr. de manteiga à temperatura ambiente
  • óleo para fritar
Ingredientes para a cobertura
  • 150 gr. de chocolate 55% de cacau
  • 160 gr. de açúcar em pó
  • 8 colheres de sopa de água
  • 50 gr. de côco ralado

Preparação

  1. Numa taça adicione 180 ml de leite morno e junte 2 colheres de sopa de fermento, mexa até o fermento se dissolver. Junte aos poucos 110 gr. de farinha e mexa muito bem entre cada adição. Deixe a massa repousar durante cerca de 30 minutos num lugar morno tapada com película aderente.
  2. Após a massa repousar, junte noutra taça o restante leite e a outra colher de fermento, com a ajuda da batedeira bata tudo muito bem, junte as gemas, açúcar, sal, extrato de baunilha e a massa que repousou, misture tudo muito bem até obter uma massa bem consistente. Adicione a manteiga cortada aos cubos e misture durante cerca de 30 segundos.
  3. Adicione a restante farinha aos poucos à mistura anterior e misture muito bem entre cada adição. Se for extremamente difícil para a batedeira misturar a farinha na massa, use as mãos e vá adicionando aos poucos a farinha, amassando bem. Tape a massa com película aderente e deixe repousar num local morno durante cerca de 30 minutos.
  4. Leve a massa ao frigorífico durante um mínimo de 1hora e um máximo de 12 horas.
  5. Estenda a massa numa superfície previamente enfarinhada até esta ter um máximo de 1 cm de altura (comigo as que deixei com  mais altura tive dificuldade em fritar a massa por igual, pois no meio ficou mal passado). Corte a massa usando uma forma de donuts, ou use dois aros com diferentes diâmetros (que foi o que eu fiz).
  6. Coloque os donuts numa bandeja e deixe-os repousar tapados num local morno durante cerca de 40 minutos.
  7. Leve o óleo ao lume e deixe-o atingir os 180ºC, coloque os donuts e deixe fritar durante 1-2 minutos de cada lado (para mim 1 minuto foi suficiente para fritar de um lado e do outro). Como alguns dos meus donuts ficaram mal passados no meio, coloquei-os no forno a 180ºC durante 5 minutos e ficaram bem bons. Enquanto os donuts arrefecem prepare a cobertura.
  8. Peneire o açúcar em pó. Dissolva o açúcar na água. Leve o chocolate a derreter ao microondas mexendo bem de 30 em 30 segundos. Quando o chocolate estiver derretido, junte-o ao açúcar e água e mexa muito bem. Se ficar muito líquido deixe arrefecer ligeiramente. Se a mistura estiver muito sólida junte mais água ou leve a misture ao microondas durante uns breves minutos, misturando muito bem a cada 30 segundos.
  9. Introduza metade do donuts no chocolate e gire para que o chocolate cubra a metade do donuts homogeneamente. Coloque o donuts numa grelha e polvilhe com o côco ralado. Sirve e delicie-se.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts to your email.