Se estás à procura de uma guloseima facil e doce para o Natal, tenho a receita perfeita para ti. Estas bolachas são deliciosas, e são feitas com ingredientes simples – farinha, açúcar, manteiga, ovo e baunilha. Também são óptimos para festas e reuniões, são uma óptima sobremesa leve para quando precisas de algo doce.
Ingredientes
Massa
- 90g de manteiga
- 100g de açúcar branco
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 200g de farinha
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- pitada de sal
Cobertura de glacé
- 100g de açúcar em pó
- 3 colheres de sopa de água quente
- corantes (opcional)
Preparação
- Bater a margarina com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e homogénea.
- Juntar a essência de baunilha e uma colher de sopa de farinha. Continuar a bater a massa, acrescentado o ovo e o resto da farinha, fermento e sal.
- Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e deitar a massa. Amassar um pouco enquanto se faz uma bola achatada (como não descolava das mãos, acabei por acrescentar mais farinha até conseguir manusear bem ±25 g). Enrolar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos.
- Na superfície polvilhada com farinha, esticar a massa com a ajuda de um rolo até ficar com ± 0,5cm de altura. Mergulhar os cortadores de bolachas em farinha e cortar a massa. Ir colocando as bolachinhas no tabuleiro sobre uma folha de papel vegetal de cozinha.
- Levar ao forno por 10minutos a 180ºC ou até as pontas estarem douradas, mas a bolacha tem de ficar branquinha. Retirar do forno e colocar a arrefecer sobre uma grade.
- Para a cobertura, misturar numa taça o açúcar e a água quente e bater com a batedeira até obtermos uma mistura brilhante. Se necessário, acertar a textura acrescentando água quente ou um pouco de açúcar.
- Dividir a cobertura por tacinhas, juntar uma gota de corante e mexer. Atenção que o corante é muito forte (também pinta as mãos!) por isso eu fui acrescentando gota a gota com um palito.
- Por fim vem a parte gira, decorar as bolachas com o glacé a gosto (colocar uma camada fina pois a cobertura irá-se espalhar sozinha). Só é preciso imaginação!