Este é um prato realmente simples, que é uma espécie de fusão entre o spanakoriso grego e o arroz de alho japonês. É ótimo por si só como entrada principal, meio da semana ou arroz em uma refeição maior, mas também pode ser servido como acompanhamento de carnes grelhadas ou frutos do mar.

Eu faço meu próprio habanero e óleo de alho cortando habaneros e alho frescos e aquecendo ambos lentamente em um copo ou azeite assim por 10 minutos ou mais para expulsar muita água (não dourar nada). É o ingrediente perfeito para este prato porque o óleo não descora o prato e os habaneros adicionam um agradável toque de calor sem o forte sabor de chili que às vezes pode dominar um prato levemente aromatizado como este.

Eu gosto de fazer este prato com o arroz restante da noite antes que ainda está aquecendo na panela de arroz. Se o arroz já estiver cozido, isso pode ser feito e na mesa em menos de 5 minutos. Se você tiver sobras de espinafre na geladeira que vai ficar ruim, você pode cortá-lo e fritá-lo sozinho (sem óleo, sal ou alho), deixe secar um pouco na panela e depois congelá-lo para uso neste prato.

Você poderia jogar para a influência grega e servir isso com um frango assado ou cordeiro grelhado, ou como acompanhamento para espetos de frutos do mar ou peixe assado. Você poderia até usar isso para encher pimentões ou tomates para assar.

Eu pessoalmente acho que este é um jogo quase perfeito com yakitori. Costumo fazer isso e, em seguida, peregrino até o pequeno yakitori a algumas portas de distância de mim e pego alguns espetos de frango grelhado (apenas shio, não tara), aspargos e cogumelos shiitake. Servido em conjunto com um tomate fresco, fresco, fatiado, fresco e gelado (tomate hiyashi) e um excelente sal, é um almoço de fim de semana perfeito. Esses tipos de sabores simples funcionam muito bem no verão e na primavera.

Ingredientes

  • 1 ramo de espinafre chinês (cerca de 6-8 plantas) – Espinafre ocidental pode ser usado, mas eu prefiro a textura mais leve do espinafre chinês para este prato
  • 2-3 dentes de alho (picados)
  • 2-3 xícaras de arroz de grãos curtos cozidos (quente)
  • Azeite
  • Óleo de infusão de pimentão – Eu uso um habanero caseiro e óleo de alho que embala um soco perfeito sem a confusão ou a coloração de um óleo de pimenta chinês.
  • Sal
  • Cunhas de limão (opcional)

Preparação

  1. Lave, gire e pique o espinafre.
  2. Aqueça cerca de 2 colheres de sopa de óleo em uma frigideira grande em fogo médio (usando o óleo infundido e regular em proporções a gosto), adicione imediatamente o alho picado e deixe o alho liberar seu sabor por 30 segundos sem dourar.
  3. Adicione o espinafre, espalhe-o sobre a panela e cozinhe descoberto por alguns minutos até que o espinafre esteja murcho. Você quer tirar tanta água do espinafre quanto possível, senão
  4. Desligue o fogo e adicione o arroz cozido quente.
  5. Jogue tudo junto e salgue liberalmente. Você não está tentando fritar o arroz, mas apenas certificando-se de que tudo é distribuído uniformemente e coberto com o óleo saboroso.
  6. Sirva com uma fatia de limão (se quiser).
  7. A grande coisa sobre este prato é o sabor limpo e simples, com apenas uma sugestão de calor de pimentão para mantê-lo de ser chato. Com um sabor tão simples, é importante que o tempero fique perfeito.