Comecei por cortar 4 lombos grossos de cherne e temperei-os com sumo de limão.

Num tacho, levei ao lume 7,5 dl de água com 1 colher de chá de sal. Quando começou a ferver, reduzi o lume e fui deitando 150 gramas de carolo de milho. Sempre a mexer com colher de pau, deixei cozer até a polenta se separar do tacho, o que levou cerca de 15 minutos. Deitei a polenta para uma travessa oval untada com azeite virgem, calquei com a colher de pau e guardei em forno aquecido a 50.° para não arrefecer.

Polvilhei os lombos de cherne com sal, passei-os por farinha e fritei-os em 5 colheres de sopa de azeite virgem. 3 minutos de cada lado.

Retirei o cherne e juntei ao azeite 2 cebolas médias cortadas às tiras e 3 dentes de alho laminados. Quando as cebolas começaram a ficar transparentes, acrescentei 750 gramas de tomates maduros sem peles nem sementes e 1dl de vinho branco seco. Tapei e deixei cozer durante 8 minutos. Temperei com sal, pimenta preta moída na ocasião, 1 colher de sopa de sumo de limão e coloquei em cima os lombos de cherne. Tapei e deixei estufar durante 5 minutos.

Servi o cherne guarnecido com a polenta cortada às tiras.