Do lombo de porco, prefiro a parte do cachaço. É mais gorda, mais tenra e mais suculenta. O pedaço de hoje pesava 1900 gramas. Comecei por abri-lo ao meio. Rodei-o 90 graus e abri-o do meio para baixo e, depois, do meio para cima. Fiz um retângulo.

Num tacho, comecei por alourar 1 cebola pequena picada e 60 gramas de amendoins, também picados, com 50 gramas de manteiga. Juntei 1 haste de aipo picada, 1 raminho de salsa picado, 1 pãozinho sem côdea cortado em pequenas cubos e 1 maçã reineta também cortada aos cubos e borrifada com o sumo de 1/2 limão. Temperei com sal, pimenta preta moída na ocasião, 1 colher de café de uma mistura de ervas aromáticas da Margão e deixei cozer até a maçã ficar macia.

Coloquei este recheio sobre o lombo de porco, enrolei e atei como se fosse um paio. Untei um tabuleiro com banha de porco, coloquei o lombo de porco com umas nozes de banha de porco em cima e levei a forno previamente aquecido a 200 graus durante 20 minutos. Depois baixei a temperatura do forno para 170 graus e deixei assar durante 1 hora.

Coei o molho que se formou e levei ao lume com 1,5 dl de cerveja. Retifiquei de sal e pimenta e deixei reduzir a metade.

Servi o lombo de porco guarnecido com puré de maçã.