A Pavlova tornou-se uma sobremesa de muitas celebrações, visto ser uma sobremesa muito bonita e que combina maravilhosamente merengue leve, doce e estaladiço com um interior cremoso. Esta receita é uma deliciosa variação com cerejas e chocolate a chamada floresta negra, uma delicia para experimentar em casa.
Ingredientes
Ingredientes para a pavlova
- 6 claras de ovos L
- 200 gr. de açúcar
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 50 gr. de chocolate preto ralado (mínimo de 55% de cacao)
Ingredientes para a cobertura
- 300 ml de natas especiais para bater
- 400 gr. de cerejas
- 25 gr. de chocolate preto ralado (mínimo 55% de cacao)
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 150ºC. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro e desenhe um círculo com 20 cm de diâmetro, vire a folha ao contrário (para que a parte onde desenhou não entre em contacto com a pavlova).
- Bata as claras até atingirem o ponto de castelo, adicione uma colher de sopa de açúcar de cada e bata muito bem entre cada adição, no final deverá obter um creme super brilhante. Peneire o cacau em pó e adicione, bata muito bem. Junte o vinagre e o chocolate ralado e bata brevemente na velocidade mais baixa da batedeira.
- Coloque a massa no círculo e espalhe com a ajuda de um espátula de modo a deixar uma zona mais fundo no meio (onde irá colocar o recheio mais tarde). Leve ao forno durante cerca de 1 hora ou até os lados estarem estaladiços, desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente antes de a retirar (eu costume deixar durante a noite).
- Bata as natas até ficaram com uma consistência tipo chantilly, adicione metade das cerejas cortadas ao meio às natas e misture de modo a obter ondas de contraste de cores. Coloque por cima da pavlova, decore com as restantes cerejas e chocolate ralado.