Fatias Douradas, rabanadas ou fatias paridas, são um doce tradicional do Natal, esta é uma variação mais leve/light, perfeita para quem não dispensa este doce natalício, mas quer cortar um pouco nas calorias!

Ingredientes

  • 1 pão cacete para rabanadas seco
  • 150ml de leite magro ou leite de soja
  • 1 casca de limão
  • 5 colheres de sopa de açúcar light ou adoçante
  • 5 ovos
  • Canela q.b.

Preparação

  1. Aqueça o leite com uma colher de sopa de açúcar e uma casca de limão até ficar morno. Coloque o leite num prato fundo.
  2. Bata os ovos noutro prato fundo. (Eu bati primeiro três ovos e depois fui adicionando os outros à medida que necessitei).
  3. Corte o pão em fatias com a grossura aproximada de um dedo.
  4. Passe as fatias de pão pelo leite para ensopar e depois pelos ovos. Coloque num prato até ter todas as fatias demolhadas. (O leite não deve estar muito quente e não deixe ficar muito tempo para que não se partam).
  5. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e deixe-a aquecer bem. Coloque as fatias na frigideira com lume médio. Doure as fatias dos dois lados e retire do lume. Repita este processo até que todas as fatias estejam cozinhadas. Este processo é muito rápido. Como tal, esteja atenta(o) para que não queimem.
  6. Num prato, misture o restante açúcar com canela, passe as fatias pela mistura e sirva.
Notas: A quantidade de leite pode variar. Tudo depende da dureza do pão. Se o pão estiver mais duro, vai ser necessário mais leite, para que as rabanadas fiquem fofas e húmidas.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts to your email.