Tagine é um guisado tradicional, cozido lentamente, originário do Norte de África. Este Tagine de Pato com Clementinas é uma versão deliciosa e fácil de fazer deste prato clássico que certamente irá agradar a qualquer paladar. Com a doçura das clementinas e a profundidade do sabor das especiarias, esta tagine é um sucesso garantido. Este prato não só é uma excelente maneira de explorar os sabores tradicionais marroquinos, como também é uma excelente maneira de explorar as possibilidades culinárias do pato.
Ingredientes
- 4 pernas de pato
- 150 gr. de chalotas
- 1 colher de sopa de cominhos
- 1 colher de sopa de sementes de coentros
- 1 colher de sopa de paprika
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de alho ralado
- 500 ml de caldo de vegetais
- 1 colher de sopa generosa de mel de rosmaninho
- Sumo de 1 limão
- 3 tangerinas
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque as pernas de pato num tabuleiro faça furos na pele com um palito. Tempere com sal e pimento preta. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
- Remova 2 colheres de sopa da gordura libertada pelo pato para a tagine e reserve o resto. Junte a chalota picada finamenete à tagine e deixe alourar até começar a ganhar côr. Entretanto, num pilão triture os cominhos e sementes de coentros, junte a paprika, gengibre e alho e junte tudo até formar uma pasta. Junte essa pasta às chalotas e misture muito bem.
- Junte o caldo, mel, sumo de limão, sal e pimenta e deixe ferver. Quando ferver junte as pernas de pato cubra a tagine com a tampa e deixe cozinhar em lume baixo durante cerca de 1hora-1 hora e 15 minutos ou até a carne estar tenra.
- Entretanto, corte as tangerinas em fatias de 1 cm de largura. Leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa da gordura do pato reservada e frite a tangerina até começar a ficar bronzeada.
- Coloque a tangerina por cima das pernas de pato decore com os coentros picados e as sementes de sesame. Sirva.