Se estás à procura de algo novo com abóboras, porque não tentas fazer um risoto de abóbora delicioso com camarão? Usar a abóbora como ingrediente principal neste risoto traz uma maravilhosa profundidade de sabor ao prato, enquanto o camarão adiciona uma proteína suculenta. Experimenta esta receita!
Ingredientes
- 2 chalota pequenas
- 5 dentes de alho
- 5 colheres de sopa de azeite
- 500 gr. de arroz arbóreo
- 300 ml de vinho branco seco
- 2 L de caldo de vegetais
- 400 gr. polpa de abóbora
- 1 colher de sopa de tomilho fresco
- 60 gr. de parmesão
- 50 gr. de manteiga sem sal
- Sal q.b. (se o caldo de vegetais não conter sal)
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 12 camarões sem casca
- 1 colher de sopa de coentros picados finamente
Preparação
- Ligue o forno a 200ºC. Tempere os camarões com sal e pimenta. Leve 2 colheres de sopa de azeite ao lume numa frigideira, quando estiver quente adicione os camarões e deixe-os aloirar.
- Quando os camarões estiverem quase prontos junte 2 dentes de alho e mexa durante breves minutes. Polvilhe com os coentros e reserve num local quente. Corte a abóbora aos bocadinhos, tempere a gosto e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
- Corte as chalotas finamente assim como os alhos. Coloque 3 colheres de sopa de azeite numa panela de fundo grosso e leve ao lume. Quando o azeite estiver quente adicione as chalotas e mexa durante 1 minuto.
- Adicione 3 dentes de alho e mexa durante 2-3 minutos. Junte o arroz e mexa até ver que o grão do arroz abriu (como se fosse uma pipoca, começa a ficar encortiçado). Adicione o tomilho fresco.
- Junte o vinho e mexa muito bem até este ter evaporar. Incorpore a abóbora e mexa muito bem. Adicione cerca de 200 ml de caldo de vegetais de cada vez e mexa sempre muito bem entre cada adição. Só deverá adicionar ós próximos 200 ml quando já não tiver quase caldo no tacho ou sentir que o arroz está a querer pegar ao fundo. Deverá levar cerca de 30-35 minutos até o risotto estar no ponto.
- Quando o arroz estiver pronto desligue o forno e adicione a manteiga cortada aos cubos, a pimenta e o parmesão e mexa muito bem. Sirva de imediato com os camarões por cima e polvilhe com mais um pouco de parmesão e tomilho fresco.