Com uma faca bem afiada comecei por separar toda a carne possível dos ossos do rabo de boi. Limpei a carne de peles e gorduras e cortei-a em pedaços pequeninos.
Num tacho com água, fervi os ossos e as gorduras do rabo de boi durante 60 minutos.
E, noutro tacho com água a ferver, escaldei as 8 folhas de 1 couve portuguesa, que passei depois por água fria.
Noutro tacho, ainda, levei ao lume 1 cebola grande picada grosseiramente com 3 colheres de sopa de azeite virgem. Quando começou a ficar transparente, juntei a carne de rabo de boi e 3 dentes de alho picados. Deixei refogar um pouco e acrescentei 2 tomates maduros picados sem peles nem sementes. Temperei com sal, pimenta preta moída na ocasião, tomilho e deixei refogar mais 3 minutos. Acrescentei 1 cabeça de nabo picada, 2 cenouras também picadas, tapei e deixei estufar 15 minutos.
Coloquei as folhas de couve portuguesa duas a duas, uma sobre a outra, para não romperem, e no centro coloquei o estufado de rabo de boi. Fechei-as como se fossem uma trouxa e atei-as com um baraço. Fiz 4 trouxas. 1 para cada comensal.
Num tacho, refoguei 1 cebola picada com 3 colheres de sopa de azeite virgem e 1 folha de louro. Refresquei com 1 cálice de aguardente velha, tapei e deixei ferver durante 1 minuto. Juntei 4 tomates maduros picados sem peles nem sementes, 4 dentes de alho picados e deixei refogar 5 minutos. Coloquei as 4 trouxas lado a lado, juntei 1 raminho de salsa, cobri com a água de cozer os ossos do rabo de boi, rectifiquei de sal e pimenta e deixei estufar durante 60 minutos.
No fim, retirei cada trouxa para o prato onde servi, retirei o louro e a salsa, desfiz o molho com a trituradora, acrescentei 1 colher de sobremesa de farinha amassada com 1 colher de sopa de manteiga e deixei cozer durante 2 minutos.
Reguei as trouxas com o molho e guarneci com arroz de ervilhas.