A massa folhada é um excelente exemplo de uma pastelaria que pode ser usada de várias formas, desde a salgada à doce. Um milfolhas é um dos doces tradicionais da massa folhada, com retângulos de massa folhada crocante entrecalados com um creme delicioso neste caso de framboesa.

Ingredientes

Ingredientes para a massa 1
  • 30 gr. de farinha sem fermento
  • 30 gr. de farinha com fermento
  • 160 gr. de manteiga à temperatura ambiente
Ingredientes para a massa 2
  • 75 gr. de farinha sem fermento
  • 75 gr. de farinha com fermento
  • 5 gr. de sal fino
  • 50 gr. de manteiga
  • 100 ml de água fria
  • 1 colher de chá de vinagre
Ingredientes para a massa folhada invertida caramelizada
  • 430 gr. de massa folhada invertida
  • 45 gr. de açúcar branco
  • 25 gr. de açúcar em pó
Ingredientes para o recheio
  • 100 gr. de framboesas
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 250 gr. mascarpone

Preparação

  1. Numa taça misture as farinhas, junte a manteiga cortada aos cubinhos e misture tudo muito bem com as mãos, até obter uma bola. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e molde com a ajuda de um rolo até obter um círculo com 2 cm de altura.
  2. Envolva a massa em película aderente e reserve no frigorífico durante 2 horas.
  3. Numa taça junte todos os ingredientes, expecto a água. Depois de tudo misturado, junte a água aos poucos, até obter uma massa consistente, não deverá ficar mole ou bastante maleável. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e molde com a ajuda de um rolo até obter um quadrado com 1 cm de altura.
  4. Envolva a massa em película aderente e reserve no frigorífico durante 2 horas.
  5. Com a ajuda de um rolo estenda a massa 1, em forma de círculo com 1 cm de altura. Coloque a massa 2 no centro da massa 1, e dobre os cantos da massa 1 para dentro (por cima da massa 2). A massa 2 deverá ficar toda envolvida pela massa 1.
  6. Com os punhos espalme a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, em forma de rectangulo, 3 vezes comprida do que larga.
  7. Dobre uma das extremidades para o meio, dobre a outra extremidade para o meio, de modo a que ambas as extremidade se encontrem no meio, dobre a massa ao meio (volta dupla).
  8. Vire a parte da massa que esta dobrada para a sua esquerda com o rolo, estique levemente a massa, envolva em película aderente e deixe repousar durante 2 horas à temperatura ambiente.
  9. Com os punhos espalme ligeiramente a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, 3 vezes mais comprida do que larga.Volte a fazer a volta dupla, envolva em película aderente e deixe repousar durante 2 horas no frigorífico.
  10. Com os punhos espalme ligeiramente a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, 3 vezes comprida do que larga. Desta vez de uma volta simples, em que 1 terço da massa vai para o meio e o outro terço para o meio. Deverá obter um quadrado.
  11. Leve ao frigorífico por 2 horas, quando passar uma hora, vire a massa ao contrário, para ambos os lados estarem igualmente expostos ao frio (eu deixei a massa de um dia para o outro no frigorífico por falta de tempo).
  12. A bancada deverá estar fria, para tal poderá passar com gelo na bancada para baixar a temperatura. Polvilhe a bancada com farinha assim como a massa e estenda-a com a ajuda de um rolo até esta ter 2-3 mm de altura. Se desejar corte a massa no formato que pretende, resulta mais fácil se o fizer com um cortador ou utilizar o cortador de pizza.
  13. Transfira a massa para uma folha de papel vegetal previamente humedecida ou pincelada com água fria. Com um garfo marque toda a extensão da massa e leve-a ao frigorífico por 1 -2 horas.
  14. Pré-aqueça o forno a 230 ºC. Polvilhe a massa com o açúcar branco, meta a massa no forno e baixe a temperatura para os 190 ºC. Deixe a massa cozinhar por 8 minutos, cubra a massa com uma grade de redes (para que o crescimento seja uniforme) e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire do forno.
  15. Suba a temperatura do forno para os 250 ºC.Retire a grade de redes, dê a volta à massa. Polvilhe a massa com o açúcar em pó e leve ao forno por 8 minutos (no meu caso foram só 5 minutos), o açúcar irá derreter e caramelizar a massa. Retire a massa do forno e reserve.
  16. Leve as framboesas com o açúcar ao lume. Esmague as framboesas com ajuda de um garfo, mexa tudo muito bem até o açúcar derreter e o líquido das framboesas começar a evaporar. Retire do lume e deixe arrefecer.
  17. Misture as framboesas com o mascarpone, se a mistura ficar muito mole, leve uns 5-10 minutos ao congelador, ou deixe no frigorífico por 2 horas.
  18. Por fim a montagem do mil-folhas, Coloque uma placa de massa por cima coloque o recheio, em cima do recheio disponha mais uma placa de massa, por cima recheio e outra placa de massa. Decore com açúcar em pó e framboesas.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts to your email.