1/3 xícara de mel de framboesa (ou qualquer mel vai fazer)
2 xícaras de creme pesado
1 xícara meio e meio
1 colher de chá de suco de limão
1- 1 ½ xícaras de açúcar (dependendo de quão doces são suas frutas)
3 gemas
¼ colher de chá de sal
Preparação
Em uma tigela, adicione as gemas, o açúcar e o mel e bata juntos – reserve. Usando uma caldeira dupla em fogo médio-baixo, adicione a metade e metade, creme, framboesas e sal. (Mais uma vez, usei uma panela e funcionou bem.)
Misture regularmente a mistura, aquecendo até a temperatura atingir os 62ºC. A mistura deve começar a ficar roxa.
Uma vez que a mistura de creme tenha atingido a temperatura desejada, adicione lentamente cerca de metade da mistura aos ovos e ao açúcar, mexendo vigorosamente. Isso impedirá que os ovos se coagulem. Uma vez que os ovos e o creme estejam completamente integrados, despeje a mistura de ovos de volta no creme restante.
Bata constantemente e devagar enquanto a mistura sobe em temperatura. Quando a temperatura atingir 76ºC – ou quando a mistura cobrir a parte de trás de uma colher – retire do fogo e adicione o suco de limão. Bata-os completamente e passe por uma peneira (se desejar) para remover quaisquer sementes de framboesa.
Mover para uma nova caixa hermética para esfriar. A mistura pode ser colocada no congelador durante 2 a 3 horas ou, de preferência, no frigorífico durante a noite.
Bate de acordo com as instruções do fabricante do sorvete. Após a agitação, coloque no congelador para firmar. Eu recomendo colocar um selo de plástico firmemente contra o sorvete depois de fazê-lo para evitar a formação de uma pele na superfície do sorvete. (Eu não fiz isso e acabou, mas eu ouvi que esse método é comum.) Sirva uma vez firme o suficiente, bom apetite.