Deliciosa receita de bolo de clementinas, como muitos dos bolos com frutas e legumes este é super húmido e rústico, com um sabor fresco e intenso de clementinas, o bolo não só é leve, fofo e húmido, como também é fácil de montar, perfeito como sobremesa ou podes cortar e levar para um piquenique ou festa.
Ingredientes
- 5 clementinas grandes
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 150 ml de água a ferver
- 200 gr. de manteiga
- sumo e raspa de 1 limão
- 3 ovos
- 300 gr. de farinha de amêndoa
- 25 gr. de farinha maizena
- 1 iogurte natural grego
Preparação
- Raspe as cascas das clementinas e reserve. Numa panela dissolva 125 gr. de açúcar em 150 ml de água a ferver. Entretanto, corte as clementinas em rodelas. Quando o açúcar tiver dissolvido aumento a temperatura para a água do xarope evaporar um pouco. Adicione as rodelas de clementina, tape a panela e deixe em lume brando durante 20 minutos.
- Barre com manteiga uma forma redonda de fundo amovível com 25 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel vegetal e por cima barre com um pouco mais de manteiga e polvilhe com farinha. Retire o excesso de farinha. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
- 3Remova as rodelas das clementinas com muito cuidado da panela e arranje-as no fundo da forma. Introduza numa tigela a restante manteiga, as 175 gr. de açúcar, sumo e raspa do limão e raspas das clementinas (guarda um pouco da raspa para pôr por cima). Bata durante cerca de 1 min, até ficar bem cremoso.
- Sempre a bater vá adicionando as gemas uma a uma. Depois junta a farinha de amêndoa, a maizena e o iogurte e bate até obteres um creme.
- Bata as claras em castelo, adicione as claras e bate até ficarem em castelo, mistura as claras com a massa, sem bater, só envolver.
- Cuidadosamente transfira a massa para a forma e leve a cozer durante 1 hora. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha sem desenformar. Depois de frio poderá desenformar e servir com a raspa de clementina por cima.