Em Portugal, uma das suas mais vulgares aplicações é unido ao caldo de galinha, de outras aves ou de carne para formar a canja. Como prato enxuto usa-se unido a legumes, caça, peixe, marisco, etc., ou simplesmente cozido com sal e temperado com manteiga.
Na cozinha portuguesa são manjares justamente afamados o arroz de lampreia, o de cabidela, o de pato, o de amêijoas, e como sobremesa, o arroz-doce, prato nacional indispensável em bodas e baptizados. Na cozinha espanhola é célebre o arroz à valenciana e do Oriente veio o arroz de caril, iguaria picante que entre nós conta muitos amadores. O arroz deve ser comido com leguminosas ou carnes, pois as suas proteínas são incompletas.
O arroz solto, feito com o tipo de arroz longo ou médio, só fica bom com grãos inteiros. Ao comprar, prefira aquele que apresente os grãos médios, com menos quantidade possível de grãos partidos. Não compre se estiver opaco, pois ficará empapado. O arroz deve ser um pouco translúcido. Para risotos, escolha o arroz de grão curto. Nas lojas de produtos especializadas de produtos alimentares, existem tipos de arroz italianos especiais para este prato. Ao escolher arroz integral, prefira-o sem resíduos, sinal de caruncho ou ácaros; a presença de pó no fundo da embalagem pode indicar a sua presença.
Convém guardar o arroz em latas ou frascos, evitando deixá-lo na embalagem, onde poderá absorver o cheiro de outros produtos que estejam próximos. Lembre-se de que o arroz deve ser sempre posto a cozer em água fervente, nunca em água fria ou morna. Mesmo a água que se adicionar durante o cozimento deve ser quente. Um bom arroz, bem solto, depende até certo ponto da sua qualidade. Há certos tipos que cozinham rapidamente: são os melhores para preparar arroz-doce.
Em média, o arroz leva de 15 a 20 minutos para cozinhar.
Quantidade: Prepare aproximadamente 50 g de arroz (cru) por pessoa; Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 g de arroz cru serão equivalentes a 150 g de arroz cozido.
Arroz Mais Solto: Para preparar um arroz que vai deliciar todos siga esta recomendação: faça um furo no arroz quando este estiver quase cozido. Verta nesse espaço uma colher de sopa de vinagre e deixe cozer lentamente por mais dois minutos. Vai-se surpreender com um arroz tão solto… Existem, no entanto, outros processos para cozer arroz de forma a que os bagos fiquem soltos. Um consiste em cozer o arroz com muita água, a que se junta uma pitada de sal, até que os bagos comecem a abrir. Retira-se do lume, deita-se num passador que se coloca debaixo duma torneira, deixando correr a água até que o arroz fique solto. Escorre-se da água e serve-se. Passar o arroz por água corrente depois deste estar cozido pode ser uma forma de o tornar mais solto. Ou mais frio se não tiver cuidado… Adicione uma gota de limão à água onde for cozer o arroz. Um truque simples que ajuda ao arroz ficar mais solto.
Arroz Queimado: Para eliminar o cheiro e sabor a queimado, introduza uma cebola cortada ao meio entre o arroz. Deixe dentro da panela por alguns minutos e depois transfira o arroz para outro recipiente sem retirar o fundo que ficou queimado