O seitan é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento antigo, como o tofu, mas a sua origem não é clara. Não sabemos se vem da Índia ou da China. Seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Primeiro faz-se uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num coador, com água corrente. Neste processo, perdes gordura e hidratos de carbono. A massa é depois cozida com molho de soja e ganha assim uma consistência dura. Resta uma preparação fibrosa, que deve ser cortada em fatias ou quadrados. O seitan é um ótimo substituto da carne, não só pelo conteúdo proteico mas também pela forma como pode ser cozinhado. Pode ser grelhado, empanado, usado em guisados, em espetos ou assado no forno.

Ingredientes

  • 500 g de seitan
  • 1 marmelo
  • 150 g de castanhas descascadas (podem ser congeladas)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal, salsa, louro, molho de soja, massa de pimentão, alho, sementes de mostarda, gengibre q.b.

Preparação

  1. Corte o seitan às fatias ou em cubos.
  2. Numa tigela coloque o azeite, a massa de pimentão, o gengibre ralado, a folha de louro, a salsa picada, molho de soja e 1 dente de alho picado. Faça uma pasta e tempere o seitan. Deixe marinar durante 30 minutos.
  3. Numa tacho anti-aderente coloque uma colher de sopa de azeite, as sementes de mostarda e o seitan. Deixe alourar de um lado e do outro.
  4. Junte o marmelo cortado aos cubos e as castanhas ao seitan. Deixe cozer em lume brando até que as castanhas estejam cozidas. Se necessário, acrescente um pouco de água quente durante a cozedura.
  5. Retifique o sal e sirva.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts sent to your email.