“Focaccia” significa literalmente “pão grande” em italiano. A crosta é mastigável e o seu interior é leve e fofo. Pode ser comido simples com azeite, queijo, tomate, etc., ou pode ser usado como um recipiente para praticamente qualquer cobertura que possas imaginar, de queijo, molho tomate, ou com uma sandes! A melhor parte é que, sempre que te cansares de uma cobertura, podes simplesmente juntar outra! É tão simples quanto isso. Os ingredientes usados podem variar, mas os ingredientes básicos (e mais comuns) para a focaccia são farinha, sal, água, azeite e levedura.

Ingredientes

  • 15 g de fermento fresco
  • 15 g de mel (ou açúcar)
  • 315 ml de água tépida
  • 500 g de farinha
  • 15 g de sal
  • Farinha para polvilhar
  • 10 a 20 tomatinhos cereja
  • 10 a 15 azeitonas pretas
  • 2 dentes de alho bem picadinhos, ou alho picado de frasco
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal q.b.
  • Orégãos q.b.

Preparação

  1. Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade da água morna.
  2. Numa superfície limpa, faça um monte de farinha e sal. Com uma das mãos faça um buraco no meio.
  3. Deite toda a mistura de fermento e mel dissolvido no buraco da farinha. Com quatro dedos de uma das mãos faça movimentos circulares, do centro para fora, inserindo lentamente todos os ingredientes secos. Deite a outra metade da água morna no meio e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa húmida. Algumas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, não tenha medo de ajustar as quantidades).
  4. Amasse o preparado. Enrole, empurre e dobre a massa sem parar durante 5 minutos até que esteja elástica e maleável. Isto desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Se alguma da massa ficar colada aos dedos, esfregue-os uns nos outros com mais farinha.
  5. Coloque dentro de uma taça, cubra com um pano e deixe levedar durante cerca de 1 hora. Reserve a massa num sítio afastado de correntes de ar.
  6. Enrole ou estique a massa para criar uma forma oval com cerca de 1,5 cm de espessura. Não se preocupe se não ficar perfeito, deve ficar assim, com um carácter rústico. 😀
  7. Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno previamente untado e polvilhado com farinha.
  8. Coloque o recheio sobre a massa. Existem vários recheios possíveis. Eu fiz uma focaccia de tomate, azeitonas e orégãos. Regue a massa com um pouco de azeite e, com os dedos, espalhe e enterre os dedos na massa modo a fazer as covinhas típicas da focaccia. Depois polvilhe com o alho picado (utilizei de frasco), orégãos e pimenta. Corte os tomates cereja ao meio, tempere-os com sal e pimenta e espalhe as metades pela massa. Quando os colocar, faça pressão para os esmagar um pouco e libertar os seus sucos. Depois junte as azeitonas e polvilhe com mais um pouco de orégãos.
  9. Coloque a focaccia num local sem correntes de ar e deixe levedar durante 45 minutos. Nessa altura já terá dobrado a espessura.
  10. Leve ao forno para cozer durante 15 minutos.
  11. Assim que a focaccia sair do forno regue-a com um pouco de azeite. Pode comer a focaccia assim que arrefecer um pouco, bom apetite.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts sent to your email.