Ingredientes

  • 3 chávenas de farinha de trigo (chávena de 240 ml)
  • 1½ chávena de água
  • ¼ colher de chá de fermento biológico instantâneo para pão (só isso mesmo)
  • 1½ colher de chá de sal
  • Fubá, farinha ou farinha integral para polvilhar
  • Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa

Preparação

  1. Misturar os ingredientes secos numa tigela média. Adicionar a água e incorporar com a mão ou espátula (30 segundos a 1 minuto). A massa fica meio mole mas não é preciso acrescentar mais farinha.
  2. Cobrir a tigela com película aderente ou tampa e deixar descansar por 12 a 18 horas (deixei 18 horas) em temperatura ambiente. Neste período o volume saltou de meio litro para dois litros.
  3. Após 12 a 18 horas… A massa estará cheia de bolhas. Retirar da tigela e sobre uma superfície enfarinhada, dobrá-la como um envelope (não amassar) e deixar descansar por 15 minutos coberta com película aderente.
  4. Depois de 15 minutos… Polvilhar um pano de prato (de algodão, não serve uma toalha felpuda) com fubá ou farinha, fazer uma bola com a massa, colocar com o lado das dobras para baixo sobre o pano e polvilhar por cima com fubá ou farinha. Cobrir com o próprio pano de prato e deixar crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.
  5. Cerca de meia hora antes de colocar o pão para assar (ou como eu fiz, 15 minutos antes), pré-aquecer o forno a 220-250°C e deixar uma panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo (usei uma de barro). Quando a massa estiver pronta, tirar cuidadosamente a panela do forno e colocar a massa. Tampar (usei papel de alumínio) e assar por meia hora. Destampar e assar mais 15 minutos, até dourar.
Dicas: indicação da receita, ainda não tentei em forma de pão, algumas pessoas assaram em pedra de pizza. Eu fiz num recipiente de barro e como não tinha tampa cobri com papel de alumínio, funciona na mesma!

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts sent to your email.