Deviam pesar cerca de 1250 gramas. Por aí. Deixei-os repousar num banho de imersão. Terão sido 30 minutos? Talvez. Passei-os depois por águas várias, que toda aquela areia é mesmo difícil de sair.

Num tacho, com cerca de 1 colher de sopa de azeite virgem, salteei 250 gramas de míscaros picados com 100 gramas de presunto também picado e, com tratamento igual, 1 dente de alho e 100 gramas de fígados de galinha que comprei no talho. Moída a pimenta preta e uma pitada de sal, polvilhei com salsa picada. Recheio divino.

Depois de bem limpos, recheei 4 frangainhos com o recheio divino e cosi-os com uma linha grossa.

Num tacho, aqueci 1 colher de sopa de manteiga com 2 colheres de sopa de azeite virgem e 100 gramas de presunto cortado aos cubos e alourei depois todos os lados dos frangainhos. Reguei com 2,5 dl de água, juntei 1 cubo de caldo de carne Knorr, polvilhei com pimenta preta moída na altura, aromatizei com 1 cálice de aguardente velha, tapei e deixei estufar em lume brando durante cerca de 1 hora.

Noutro tacho, aqueci 1 dl de azeite virgem e alourei 4 dentes de alho picados. Juntei bem lavadinhos o resto dos míscaros inteiros, temperei com sal e pimenta preta e deixei cozer em lume brando até o líquido libertado pelos míscaros se evaporar.

Servi os frangainhos recheados guarnecidos com os míscaros à moda da Beira.