Dobos Torte é um bolo tradicional austro-húngaro com camadas finas de bolo tipo esponja leve recheado com um creme bem rico de manteiga e chocolate. Normalmente este é decorado com uma cobertura de caramelo cremoso, crocante ou um pouco de ambos, também muitas vezes é decorado com chocolate e frutos secos como amêndoas em especial em versões individuais.

Ingredientes

Ingredientes para o bolo
  • 6 ovos (gemas separadas das claras)
  • 160 gr. de açúcar em pó
  • 150 gr. de farinha para bolos (23 gr. de farinha maizena + 127 gr. de farinha sem fermento)
  • 1 colher de extracto de baunilha
  • 1 pitada de sal
Ingredientes para o creme de chocolate
  • 250 gr. de chocolate preto (mínimo 55% de cacau)
  • 4 claras de ovo à temperatura ambiente
  • 200 gr. de açúcar branco granulado fino
  • 250 gr. de manteiga à temperatura ambiente
Ingredientes para o caramelo
  • 150 gr. de açúcar branco granulado fino
  • 3 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre e barre com manteiga 3 tabuleiros com cerca de 32 cm x 22 cm. Bata as claras com o sal até obter o ponto de castelo. Reserve.
  2. Bata as gemas, açúcar em pó e extracto de baunilha. Deverá bater durante aproximadamente 3 minutos, irá passar de um tom amarelo/laranjado para esbranquiçado.
  3. Coloque cerca de 1/4 das claras em castelo às gemas e envolva delicadamente. Adicione as restantes claras e envolva delicadamente. Peneire a farinha para bolos, e adicione pequenas quantidades de cada vez à mistura, envolva delicadamente entre cada adição.
  4. Divida a massa pelos 2 tabuleiros, espalhe muito bem com a ajuda de uma espátula. Deverá ficar uma camada bem fina de massa. Leve ao forno durante cerca de 7 minutos. Nesta parte convém dar um olhinho de vez em quando ao forno, pois poderá levar menos tempo, convém não cozer demasiado.
  5. Retire do forno e desenforme assim que possível, pois como as camadas são finas continuarão a cozer mesmo depois de retiradas do forno. Deixe arrefecer.
  6. Leve o chocolate a derreter em banho-maria. Leve as claras ao lume com o açúcar em lume brando, até o açúcar estar dissolvido. Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e bata as claras em castelo. Junte a manteiga aos poucos, cerca de 50 gr. de cada vez e bata muito bem entre cada adição.
  7. Junte o chocolate derretido em fio, batendo sempre. Reserve.
  8. Para a montagem, Corte cada rectângulo em 3 partes iguais. Deverá obter um total de 9 rectângulos. Coloque um rectângulo numa base por cima espalhe um pouco do creme de chocolate, repita o processo de alternar camadas até ter utilizado 7 rectângulos de bolo.
  9. Se a torta estiver super direitinha aos lados, poderá colocar o creme de chocolate aos lados e em seguida levar ao frigorífico para ficar firme durante pelo menos 2 horas. Se a torta estiver muito movediça e não estiver acertada aos lados leve ao frigorífico por 2 horas.
  10. Quando estiver firme com uma faca bem afiada corte os lados para ficarem todos certos, limpado bem a faca entre cortes. barre os lados com o creme de chocolate e leve ao frigorífico por 2 horas.
  11. Leve o açúcar, limão e água ao lume numa panela de fundo grosso. Pincele o interior da panela com água para prevenir a cristalização do açúcar. Sem mexer deixe o caramelo começar a ganhar cor, quando assim for pode agitar ligeiramente a panela. Quando a cor começar a ficar dourada, retire do lume e decore os triângulos.
  12. Entretanto, corte o outro rectângulo em triângulos e espalhe por cima o caramelo, tenha bastante cuidado ao fazer este passo. Deixe secar e reserve.
  13. Decore a torta com os triângulos, caramelo e folhas de ouro.

Discover more from Livro de Culinária

Subscribe to get the latest posts sent to your email.