Açúcar Mascavo (brown sugar – light and dark)

De coloração entre caramelo e marrom, é um açúcar praticamente bruto, extraído do cozimento e cristalização do caldo de cana. Por não passar pelas etapas seguintes do refinamento, conserva sais minerais dentre eles o ferro e o cálcio. Seu sabor é mais pronunciado e lembra o caldo da cana por seu grande teor de melaço. Muito recomendado pelos nutricionistas por possuir substâncias que desaparecem nos outros açúcares, porém alguns autores consideram que estes nutrientes somam valores muito pequenos e que seriam necessárias doses muito grandes para suprir as necessidades diárias do nosso corpo.

Açúcar Refinado (granulado – granulated sugar)

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. Não possui humidade ao contrário do mascavado, nem empedramento, contém cristais bem definidos e de tamanho homogéneo. Algumas aditivos químicos colocados no processo de refinamento são o que o torna saboroso e de coloração branca. Este processo tem o ponto negativo de retirar as vitaminas e sais minerais, deixando-o não saudável. Muito utilizado na culinária e para adoçar bebidas. Pode ser encontrado em forma de cubos (torrões) ao ser humidecido e prensado em moldes.

Açúcar de Confeiteiro (confectioners,powdered sugar ou icing sugar)

Através da moagem e adição de 3% de amido, o açúcar refinado torna-se o açúcar de confeiteiro. O amido tem o objetivo de evitar a união de cristais. Possui como características principais sua coloração bem branca e sua textura fina. Muito utilizado no ramo de confeitaria por trazer resultados bonitos.

Açúcar Cristal (sanding sugar ou pearl sugar)

Possui cristais grandes e de aspecto transparente, não são facilmente dissolvidos. Na etapa de refinamento retiram cerca de 90% dos sais minerais, porém não passa por todos os passos que o açúcar refinado, por este motivo os cristais são maiores. Também pode ser encontrado em cubos (torrões), através da compressão com xarope de açúcar.

Açúcar Granulado (Coarse sugar)

Seus grânulos são maiores que o do açúcar cristal. O tamanho grande dos cristais permite sua mudança de cor. Por este motivo é muito encontrado em variadas cores e sua utilização é maior para a decoração de doces. Muitos o chamam também de açúcar cristal. Suas principais diferenças são o tamanho dos cristais e a existência do açúcar colorido.

Açúcar Demerara (demerara sugar ou sucre roux)

Com cor similar a do mascavado porém um pouco mais amarelada, é o resultado da limpeza e secagem deste açúcar, e apresenta valores nutricionais similares ao dele. Por passar pelo processo de secagem perde água e concentra mais o doce. Muito utilizado para exportação, tem o preço um pouco mais alto que os demais. Pode substituir o refinado porém interfere no sabor dos alimentos.

Impalpável

Sua textura é mais fina que o açúcar de confeiteiro por ser feito da moagem dele mais a adição de fécula de milho. Ao toque lembra mais a farinha. Possível fazer em casa batendo no liquidificador 500g de açúcar de confeiteiro mais três colheres de sopa de amido de milho. Muito utilizado como ingrediente da massa americana, para o preparo de bolos e docinhos.

Açúcar Liquido (xarope simples – liquid sugar)

Obtido através da dissolução do açúcar refinado de cana ou beterraba em água. Possui como características ser transparente e límpido. Utilizado principalmente no setor alimentício (bebidas gasosas, bombons, sobremesas congeladas) e farmacêutico.

Açúcar orgânico (organic sugar)

Produzido sem aditivos químicos em todas as suas fases, pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Segue princípios internacionais de agricultura orgânica e recebe certificados anuais. Os fertilizantes são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica. Este açúcar não passa pelo processo de clarificação da mesma maneira que o mascavado, portando mantém os mesmo benefícios das substâncias presentes.

Açúcar Amarelo (yellow sugar)

Resultado do processo de refinação sem a total eliminação do melaço. Isto lhe dá a cor amarela, o maior teor de humidade e um sabor mais pronunciado. Muito utilizado na Europa, é ótimo para confecção de doces e para adoçar bebidas. Importante lembrar que por ser mais doce e ter coloração interfere muito mais nas receitas.

Açúcar Bruto, Mascavado, Turbinado

O açúcar bruto é o produto antes do melaço ser retirado. O turbinado é o açúcar bruto que foi parcialmente transformado. Apenas o melaço da superfície é retirado. Seu sabor é de caramelo leve. Encontrado em restaurantes e lojas especializadas. O açúcar mascavado é uma variedade do mascavado, castanho bem escuro e de sabor forte. Seus cristais são ligeiramente mais grossos e de textura mais rígida que os conhecidos com brow sugar.